Manutenção predial Ômega do Vale
Manutenção do edifício
A manutenção predial refere-se às atividades realizadas para manter e restaurar a funcionalidade de imóveis residenciais e comerciais. Inclui tarefas como limpeza, paisagismo e manutenção do sistema elétrico. Visa preservar um ambiente seguro, funcional e confortável para os inquilinos em todos os momentos.
Visão geral
Os ocupantes dos edifícios esperam que os proprietários e administradores de imóveis lhes proporcionem ambientes de vida e de trabalho confortáveis. No entanto, a maioria das pessoas dá pouca atenção ao trabalho de bastidores necessário para atender a essas expectativas.
As equipes de manutenção rotineiramente inspecionam, consertam e substituem peças de equipamentos que mantêm os ativos funcionando. Em qualquer dia, os trabalhadores podem limpar passarelas, trocar os filtros HVAC e realizar atividades de manutenção preventiva para garantir a continuidade das operações.
No entanto, assim que os ocupantes percebem um problema de encanamento, a manutenção é o centro das atenções. Tradução: A manutenção está “fora da vista, fora da mente” até que algo dê errado. Por esse motivo, as melhores equipes de manutenção geralmente passam despercebidas porque evitam que grandes avarias, inconveniências e riscos de segurança ocorram com manutenção proativa que os inquilinos podem não perceber.
É claro que a manutenção do edifício não é benéfica apenas para os inquilinos. Os proprietários de edifícios mantêm o valor de revenda de suas propriedades mantendo os ativos em boas condições de funcionamento. Dependendo do tipo de instalação, pode exigir um “pau para toda obra” ou vários trabalhadores com diferentes especializações de folha de pagamento.
Manutenção do edifício
Tipos de Manutenção Predial
A maioria das manutenções de edifícios se enquadra em três categorias:
- Manutenção de rotina: são tarefas de manutenção preventiva programadas para proteger um edifício contra deterioração e preservar sua funcionalidade. As tarefas de manutenção de rotina podem ser realizadas diariamente, semanalmente ou periodicamente de acordo com uma programação. Eles incluem limpeza, remoção de lixo, lubrificação de dobradiças, inspeção de sistemas de utilidades, repintura e capina.
- Manutenção Preventiva: As tarefas de manutenção preventiva evitam danos ao edifício e mantêm sua integridade estrutural. Eles aumentam a durabilidade do edifício. A manutenção preventiva também inclui medidas preventivas sustentáveis durante o projeto e construção do edifício para resistir a tempestades, inundações e outras calamidades.
- Manutenção Corretiva: São atividades destinadas a restaurar a funcionalidade e o conforto de uma edificação. Os gerentes precisam ter uma estratégia de manutenção corretiva, pois é impossível evitar completamente danos ou deterioração. A manutenção corretiva garante que tudo volte a funcionar o mais rápido possível.
Tipos de trabalhadores de manutenção de edifícios
Diferentes tarefas de manutenção requerem diferentes áreas de especialidades. Os trabalhadores são categorizados de acordo com suas responsabilidades e experiência. Estes são os diferentes tipos de trabalhadores de manutenção de edifícios:
- Zeladores: Eles lidam com a limpeza geral de um prédio. Os zeladores esfregam o chão, limpam os banheiros, lavam janelas e portas e aspiram tapetes. Em um prédio residencial, eles limpam apenas as áreas comuns.
- Técnicos de manutenção: Os técnicos de manutenção lidam com tarefas que exigem habilidades especializadas. Eles inspecionam, mantêm e reparam os sistemas de HVAC e utilitários de um edifício. Os técnicos de manutenção geralmente recebem tarefas por meio de ordens de serviço.
- Supervisores de Manutenção: Eles supervisionam o planejamento e a programação de manutenção de um edifício. Os supervisores gerenciam os trabalhadores de manutenção e garantem que as tarefas de manutenção sejam concluídas conforme necessário. Em alguns casos, os supervisores de manutenção também estão envolvidos na contratação e treinamento de trabalhadores de manutenção.
Indústrias que praticam manutenção predial
As instalações que dependem da manutenção do edifício incluem:
- Instalações Residenciais: As instalações residenciais precisam de manutenção para áreas internas e externas. Inspeções, manutenção e reparos são realizados regularmente para garantir que tudo esteja em boas condições de funcionamento.
- Instalações comerciais: Todas as instalações do edifício requerem serviços de manutenção. A maioria das instalações menores terceiriza os serviços de manutenção, enquanto as empresas maiores têm um departamento de manutenção interno para supervisionar a manutenção.
- Instalações governamentais: edifícios governamentais, como correios, prédios da cidade e bibliotecas, requerem manutenção para permanecerem em boas condições para uso público e segurança.
Exemplos de manutenção predial
As tarefas de rotina incluem:
Paisagismo, como cortar grama e aparar arbustos.
Inspecionar a iluminação externa quanto a danos.
Desobstrução de calhas e ralos.
Limpeza de espaços exteriores.
Vedação de rachaduras em estacionamentos.
Inspecionando tetos e pisos para danos causados pela água durante os invernos.
Substituição de filtros de ar HVAC.
Manutenção de alarmes de incêndio e sistemas de combate a incêndio.
Inspecionar os sistemas de alarme de portas e janelas para garantir o funcionamento adequado.